ProLivro atrai interesse do mercado editorial
Editoras de pequeno, médio e grande portes têm procurado o BNDES para saber mais informações sobre o BNDES-ProLivro, o Programa de Apoio à Cadeia Produtiva do Livro anunciado pelo banco durante a Bienal do Livro do Rio. As empresas do mercado editorial e livreiro estão buscando informações tanto sobre as novas linhas de crédito com taxas mais baixas do que as cobradas de outros setores como também sobre o funcionamento do Cartão BNDES.
Segundo a Gazeta Mercantil, não param de chegar ao BNDES pedidos de informação de interessados na nova linha de crédito lançada pela instituição para o mercado editorial. O ProLivro vai integrar o Plano Nacional do Livro e Leitura, cuja elaboração está sendo coordenada pelo Ministério da Cultura.
Já é possível adquirir papel com o Cartão BNDES
A SPP-Nemo, distribuidora multimarca de papel e produtos gráficos, já se inscreveu junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para aceitar o cartão de crédito da instituição. Graças ao ProLivro, conjunto de medidas tomadas pelo BNDES para facilitar o acesso ao crédito do mercado editorial e livreiro, o cartão poderá ser usado para a compra de papel de imprimir a partir deste mês. O Cartão BNDES tem limite de crédito de até R$ 100 mil e prazo de pagamento de 12, 18 ou 24 meses. Mais informações no site www.cartaobndes.gov.br.
Ano Ibero-americano da Leitura terá prêmio para infanto-juvenis
A editora espanhola Ediciones SM, por meio de seu Instituto SM para a Educação (ISME) apresentou em maio, na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, o Prêmio Ibero-americano de Literatura Infantil e Juvenil Edições SM. A premiação será concedida anualmente a partir deste ano e integra o calendário internacional do Ano Ibero-americano da Leitura.
Poderão se inscrever ao prêmio autores vivos de livros escritos em qualquer um dos idiomas da comunidade ibero-americana. O prazo para o recebimento de inscrições terminará no dia 30 de junho de cada ano e o resultado do prêmio será divulgado durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara. O valor da premiação é de US$ 30 mil. Mais informações no site www.grupo-sm.com.
Inscrições para Jornada de Passo Fundo começam nesta quarta-feira
A 11ª edição da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, que acontece de 22 a 26 de agosto, abre inscrições a partir do dia 1º de junho. Nesta edição, o evento vai debater a “Diversidade Cultural: o diálogo das diferenças“, buscando constituir-se numa linha de unidade no contexto da diversidade entre os povos. Já estão confirmadas as presenças de mais de uma centena de escritores, entre eles do norueguês Jostein Gaarder, do francês Gilles Lipovetsky, de Ariano Suassuna, de Frei Betto e Ana Maria Machado.
As vagas para participar do evento são limitadas. As inscrições devem ser realizadas a partir das 8h, até o preenchimento total das vagas. Elas serão feitas somente através da internet, no endereço www.jornadadeliteratura.upf.br. Estão disponíveis três modalidades: a primeira somente para participação na Jornada; a segunda que oportuniza participação na Jornada e no Encontro da Academia Brasileira de Letras ou no 1º Seminário Nacional de Jornalismo Cultural; e a terceira que concede participação na Jornada e no 4º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio. A Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo integra o calendário do VIVALEITURA 2005.
Literatura atraca em Parati
A terceira edição da Festa Literária Internacional de Parati (FLIP) acontecerá entre os dias 6 e 10 de julho, reunindo na charmosa cidade do litoral fluminense alguns dos nomes mais importantes da literatura brasileira e mundial. Entre os autores que já confirmaram presença estão Salman Rushdie, Enrique Vila-Matas e Juan Goytisolo. Clarice Lispector será a homenageada deste ano e haverá uma mesa dedicada à autora, além de outros eventos inspirados na obra de Clarice. Os ingressos poderão ser comprados a partir do dia 4/6. Mais informações no site www.flip.org.br.
Site da semana
O site Leia Livro (www.leialivro.sp.gov.br) faz parte do projeto “São Paulo, um estado de leitores“, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e serve como ponto de encontro para pessoas interessadas em conversar sobre livros e temas afins. O site funciona como um blog coletivo, aberto à colaboração de quem quiser compartilhar seus textos e idéias sobre livros.
Frase da semana
“Uma casa sem livros é como um
quarto sem janelas.“
Henry Ward Beecher
Editor norte-americano
(1813 – 1887)