VIVALEITURA instala comitês estaduais
Além do Comitê Executivo nacional (veja nota abaixo), o VIVALEITURA conta com o apoio de diversos comitês executivos regionais instalados nos estados. Os primeiros a funcionar foram os comitês do Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Em São Paulo, o comitê estadual é representado pelo próprio Conselho Paulista de Leitura.
Diversos outros comitês foram formados em junho e o objetivo é ter pelo menos um em cada estado até fins de julho para garantir uma ação bastante abrangente em todas as regiões e estados brasileiros no Ano Ibero-Americano da Leitura. A partir desta edição, o boletim vai trazer semanalmente pelo menos uma nota sobre as ações e o funcionamento de comitê estadual.
Rio inaugura comitê do VIVALEITURA
O Comitê Rio do VIVALEITURA ganhou novo impulso após a reunião realizada na última segunda-feira (20/6) na Biblioteca Estadual do Estado do Rio de Janeiro (BPERJ). O encontro contou com as presenças da Subsecretária Estadual de Cultura, Vânia Bonelli, e de Lucia Jurema, do Comitê Executivo Nacional do Ano Ibero-americano da Leitura. Mais de 20 entidades participaram da reunião.
Após as apresentações, em que cada instituição falou de suas atividades, Ana Ligia Medeiros, diretora do Departamento Geral de Bibliotecas, órgão da Secretaria de Estado de Cultura, apresentou as ações que o RioLer (Programa Estadual do Livro e da Leitura) vem desenvolvendo e propôs que o Comitê estabeleça uma linha de ação para que se desenvolva um trabalho conjunto, dando continuidade ao que cada instituição já vem realizando. A subsecretária Vânia Bonelli destacou a importância de intensificar as ações no Estado. A próxima reunião do Comitê Rio acontecerá no dia 8/8, às 11h, na BPERJ.
O Conselho Diretivo e o Comitê Executivo do VIVALEITURA
As comemorações do Ano Ibero-americano da Leitura, o VIVALEITURA 2005, são coordenadas no Brasil pelo Conselho Diretivo do VIVALEITURA, que é integrado pelo Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Unesco, OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos) e Cerlalc (Centro de Fomento ao Livro na América Latina e Caribe). O presidente é o coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Galeno Amorim.
Já o Comitê Executivo tem como coordenador Alfredo Weiszflog, da Fundação Dorina Nowill, e a participação das entidades da cadeia produtiva do livro e instituições do chamado terceiro setor e, ainda, das organizações que integram o Conselho Diretivo do VIVALEITURA. O comitê se reúne sempre na primeira segunda-feira do mês em São Paulo para avaliar os resultados e discutir a atuação nos meses seguintes.
Piauí lança Sistema de Incentivo à Cultura com apoio à literatura
Entre os dias 5 e 8/7, será realizado o VII Seminário de Bibliotecas em Campinas (SP). O evento integra a programação do 15º Congresso de Leitura do Brasil (COLE) e é coordenado por Gláucia Maria Mollo (SMCC/ALB) e Maria das Graças M. Castro (UFG). Sob o tema “A biblioteca como possibilidade de uma educação participativa, transformadora e de estímulo à leitura“, serão realizadas várias palestras e mesas-redondas, com a participação de acadêmicos como Edmir Perrotti (USP) e Ezequiel Theodoro da Silva (Unicamp), além de representantes do terceiro setor como Elizabeth Serra (FNLIJ) e Christine Castilho Fontelles (Instituto Ecofuturo). Galeno Amorim, coordenador do Plano Nacional do Livro e Leitura, vai encerrar o evento. Para mais informações, clique aqui.
Escola da Vila faz o VilaLeitura
A Escola da Vila, que há três anos desenvolve em São Paulo o projeto Conviver, que tem como eixo principal o trabalho das relações sociais, culturais, de convivência e de valores entre os integrantes da sua comunidade, descobriu um jeito criativo e interessar de participar do calendário do Ano Ibero-americano da Leitura no Brasil. Ela decidiu ampliar as ações neste ano e deu o nome de VilaLeitura 2005 – que esta semana é o destaque entre as cerca de 100 mil ações de estímulo à leitura que estão sendo realizadas durante todo o ano por governos, setor privado e ONGs.
ES inaugura três bibliotecas
Três cidades capixabas ganham esta semana bibliotecas do Ministério da Cultura dentro dos esforços para zerar o número de municípios brasileiros sem esse equipamento, uma das metas principais do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). As novas bibliotecas fazem parte de um total de 132 bibliotecas da primeira fase do programa Livro Aberto, que integra o PNLL e está sendo executado pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, vinculado a Fundação Biblioteca Nacional.
A instalação no ES está sendo coordenada em conjunto com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado. No dia 22/6, o município de São Domingos do Norte inaugura sua primeira biblioteca. Brejetuba ganha a sua no dia 23/6. Na sexta-feira, 24/6, será a vez da cidade de Cariacica abrir as portas da sua biblioteca.
Site da semana
A Câmara Brasileira do Livro, a Associação Nacional de Livrarias, o Sindicato Nacional de Editores de Livro e o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc) lançaram na dia 10/6 a versão on-line do Cadastro das Livrarias do Brasil. Para acessar o site e realizar buscas, basta acessar www.cerlalc.org/dl_brasil/index.php.
Frase da semana
“Ler bem é algo difícil de fazer e difícil de ensinar.“
Frank Kermode
Crítico literário inglês