5 materiais para apoiar a prática do professor de Educação Infantil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As crianças aprendem descobrindo o mundo, por meio das brincadeiras e das interações – com seus pares, com adultos, com o espaço, com os mais diferentes objetos. Para que elas construam conhecimento e se desenvolvam, na Educação Infantil é papel do professor oportunizar práticas pedagógicas que sejam vividas como experiências e potencializar contextos de reflexão sobre elas.

Na Educação Infantil, os materiais didáticos tem um papel importante de apoio aos docentes, apresentando possibilidades, reflexões, inspirações e questionamentos que podem enriquecer o planejamento de atividades e o aprimoramento da prática. Por isso, o professor deve considerar intencionalmente contextos que promovam a pluralidade e a diversidade de experiências a serem vividas pelas crianças, assim como manter uma escuta ativa.

Selecionamos 5 materiais que podem ajudar professores e gestores e que podem ser usados em formações, momentos de estudo individual ou de compartilhamento com pares. Os materiais são apresentados neste documento, por meio de fichas técnicas que trazem detalhes sobre a organização das publicações e sugestões de uso, além de mostrar as relações com a BNCC e com os Campos de Experiências, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

ESCUTA E OBSERVAÇÃO DE CRIANÇAS: PROCESSOS INSPIRADORES PARA EDUCADORES – Organizado por Adriana Friedmann. Produzido pelo Centro de Pesquisa e Formação Sesc, 2018

PARA PENSAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – Organizado por Simone Santos de Albuquerque, Jane Felipe e Luciana Vellinho Corso. Editora Evangraf, 2019

PARÂMETROS NACIONAIS DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: APOIANDO CONTEXTOS DE INTERAÇÕES, BRINCADEIRAS E LINGUAGENS PROMOTORES DAS APRENDIZAGENS E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS – Desenvolvido pela Escola de Educadores, com a autoria da especialista em Educação, Dra. Beatriz Ferraz. Iniciativa do Movimento Pela Base e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com apoio da Undime, 2020

REVISTA “EM ABERTO”: PEDAGOGIA DO COTIDIANO NA (E DA) EDUCAÇÃO INFANTIL, 2017 – Desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

QUEM ESTÁ NA ESCUTA? DIÁLOGOS, REFLEXÕES E TROCAS DE ESPECIALISTAS QUE DÃO VEZ E VOZ

ÀS CRIANÇAS – Idealizado pelo “Mapa da Infância Brasileira”, 2016.

Confira as fichas completas por material acessando aqui publicação em PDF.

 

Fonte: Observatório Movimento pela Base

https://observatorio.movimentopelabase.org.br/5-materiais-para-apoiar-a-pratica-do-professor-de-educacao-infantil/

Menu de acessibilidade