26° Bienal do Livro de SP movimenta R$ 347,8 milhões

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Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Turismo, através do Observatório do Turismo e Eventos da SPTuris, mostram ainda que o evento gerou 3.400 postos de trabalho e foi aprovado por mais de 90% dos entrevistados.

Do ponto de vista dos 182 expositores que participaram da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que aconteceu de 02 a 10 de julho, ela foi a ‘Bienal das Bienais’, com grande parte das editoras reportando recordes de vendas.

Agora, a SMTur Secretaria Municipal de Turismo, através do Observatório do Turismo e Eventos da SPTuris, reforça essa afirmação ao divulgar mais números sobre o evento e que demostram o impacto além das barreiras do mercado editorial.

Os dados divulgados mostram a Bienal de SP movimentou R$ 374,8 milhões na cidade, valor calculado pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, e gerou 3.400 postos de trabalho. Além disso, cada visitante comprou aproximadamente sete títulos e gastou em média R$ 203,34 (em livros) durante a feira.

A pesquisa que foi realizada durante o evento demonstra ainda que 39,4% dos entrevistados afirmaram ter ensino superior completo, com média de renda familiar mensal entre R$ 2.425,00 e R$ 4.848,00. Dos visitantes que participaram da pesquisa, quase metade (42,7%) visitaram a exposição na edição passada, que aconteceu no ano de 2018, e 96% consideram voltar na próxima edição, prevista para 2024. O público – com faixa etária média entre 18 e 24 anos – se fez presente em sua maioria pelo gênero feminino (78,4%). Já o masculino ficou com a fatia de 21,6%.

O tema desta edição, Todo mundo sai melhor do que entrou, foi aprovado por 94% dos entrevistados. “A melhor campanha de todos os tempos, que traduz o objetivo de posicionar o livro como protagonista da mudança de cada leitor”, avalia Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora do evento. “Outra importante conquista é identificar o quanto a Bienal cumpre o papel de difusor de negócios e relacionamento para os players do setor”, completou.

Principais números da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo:

Público visitante: 660 mil
Ticket médio: R$ 226,94
Compra online de ingressos: 90% dos ingressos
Ações de incentivo vale-livro e cashback: R$ 7,2 milhões
Quantidade de livros: 3 milhões
Média de livros adquiridos: 7 por pessoa
Selos editoriais: cerca de 500
Área ocupada total: 65 mil metros quadrados
Expositores: 182 expositores
Espaços culturais: 9
Horas de programação: 1.500
Autores nacionais: 300
Autores internacionais: 30
Visitação escolar: 60 mil

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