Categories: Notícias da imprensa

MEC recebe denúncias de mau uso de recursos do Fundef em 334 municípios

O Ministério da Educação (MEC) recebeu, em 2005, denúncias sobre o mau uso de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) em 334 municípios, ou seja, 6% das 5,560 mil prefeituras brasileiras. A informação foi divulgada pela Secretaria de Educação Básica do MEC.  
 
O fundo, criado em 1996, é repassado pela União a estados e municípios para investimentos no ensino fundamental – 1ª a 8ª séries. A denúncia mais comum, segundo o secretário de Educação Básica, Francisco das Chagas Fernandes, se refere ao pagamento do salário dos professores, para onde devem ser usados 60% do total de recursos em cada rede de ensino.  
 
“Existem várias comprovações de problemas em alguns municípios, onde os recursos não são devidamente investidos. Muitas vezes, as prefeituras não cumprem os 60% no mínimo, têm problemas, atrasam o pagamento. Tem uma lista de denúncias que são feitas e que encaminhamos aos tribunais de contas e ao Ministério Público para tomar as providências“, disse Fernandes.  
 
Segundo o MEC, as denúncias feitas por parlamentares, sociedade civil e conselhos de acompanhamento do Fundef também envolvem a falta de manutenção nas escolas públicas, o não funcionamento dos conselhos de acompanhamento e a aplicação das verbas em outras ações previstas pelo fundo.  
 
Fernandes disse esperar que o problema não se repita com o Fundo da Educação Básica (Fundeb), que está tramitando no Congresso Nacional e que deve substituir o Fundef, beneficiando também a educação infantil e o ensino médio.  

Recent Posts

Dia Nacional do Livro: conheça iniciativas que ampliam o acesso à leitura

Uma história pode começar antes mesmo da primeira palavra: na capa colorida que desperta a…

6 dias ago

Nota técnica orienta redes de ensino a incorporar sustentabilidade socioambiental aos planos de educação

O Instituto Alana, a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), a União Nacional…

6 dias ago

PNLD: uma política que precisa “atravessar governos”

A cada disputa presidencial, o Brasil tem a oportunidade de definir prioridades e estabelecer compromissos…

6 dias ago

“A IA executa, o docente escolhe”

Na Abrelivros em Pauta deste mês, Braulio Takahashi fala sobre o avanço da inteligência artificial…

6 dias ago

Abrelivros lança Anuário 2026 na Bienal do Livro de São Paulo e debate valorização de professores

A Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais (Abrelivros) lançou, no dia 4 de setembro,…

1 mês ago

Hora de eleger a educação como política de Estado

Às vésperas de uma eleição que levará cerca de 125 milhões de brasileiros às urnas…

1 mês ago