Perguntas frequentes

Clique nos itens para ver as respostas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Você tem duas possibilidades. Ou edita o livro por conta própria e aí os custos e a distribuição ficam por sua conta ou procura uma editora para oferecer seu trabalho para análise. Caso você decida pela segunda opção, deve procurar diretamente as editoras quando o livro estiver pronto. Para contatar as nossas associadas, que são as editoras de livros escolares, clique aqui. Para editoras em geral você deve procurar a Câmara Brasileira do Livro (www.cbl.org.br) ou o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (www.snel.org.br). Qualquer que seja a sua opção, seria interessante consultar antes o site www.escrevaseulivro.com.br. Lá você encontra explicações sobre como escrever um livro e como apresentar originais a uma editora, compreendendo o modo de funcionamento delas.

Dados sobre o mercado editorial em geral podem ser obtidos junto à Câmara Brasileira do Livro, tel: (11) 3069-1300, www.cbl.org.br, e Sindicato Nacional dos Editores de Livros tel.: (21) 2233-6481, www.snel.org.br. Ambos patrocinam a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada semestralmente com vistas a fornecer um completo panorama da indústria do livro no Brasil.

Dados sobre o mercado editorial de livros escolares são encontrados em nosso site acessando o link abaixo:

PNLD/PNBE – Dados Oficiais

A 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil promovida pelo Instituto Pró-Livro foi aplicada em 2019 pelo IBOPE Inteligência, contratado pelo IPL, e foi lançada em setembro de 2020.

Esse estudo é o maior e mais completo sobre o perfil leitor do brasileiro. Foram ouvidos mais de cinco mil entrevistados, em 317 municípios nacionais. Essa amostra representou toda a população brasileira com mais de 5 anos.  A pesquisa foi coordenada pelo Instituto Pró-Livro com o apoio das entidades do livro que mantém o IPL : Abrelivros, CBL, SNEL.

Tem por objetivo conhecer o comportamento leitor do brasileiro para possibilitar a avaliação do impacto das ações do governo, contribuir com a formulação de políticas publicas de fomento a leitura e acesso ao livro, além de orientar ações das entidades e da cadeia do livro. Além de identificar a penetração da leitura de livros e o acesso a eles, a pesquisa busca levantar o perfil do leitor de livros, coletar suas preferências, identificar as barreiras para o crescimento da leitura e levantar o perfil do comprador de livros. Oferece também elementos para analise sobre tendências e interesses do consumidor de livros.

A pesquisa está disponível para download tanto no site da Abrelivros quanto no do Instituto Pró-Livro.

Ao se adquirir uma obra impressa não há nenhuma obrigatoriedade, por parte da editora, de envio dos originais em mídia eletrônica, principalmente nos formatos .txt ou .doc, que não proporcionam à Editora e ao Autor, a segurança necessária para se evitar a reprodução ilegal da obra.

Não temos como localizar livros por título e autor. Sugerimos que você procure os livros junto a livrarias e/ou em sites de busca.

Você deve contatar diretamente as editoras para apresentar seu interesse. No caso das nossas associadas, basta clicar no menu acima. Consulte também os sites www.cbl.org.br e www.snel.org.br

Informamos que a Abrelivros é uma associação que reúne editoras de livros escolares. Para informações sobre livrarias, você deve contatar a ANL – Associação Nacional de Livrarias (www.anl.org.br).

Informamos que a Abrelivros é uma associação que reúne editoras de livros escolares. As solicitações de catálogos, orientações e livros devem ser encaminhadas diretamente às editoras. Para contatar as editoras nossas associadas basta clicar aqui

A Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional – Abrelivros, é uma entidade civil sem fins lucrativos fundada em 1991, que congrega 21 editoras de livros escolares e produtores de conteúdo e tecnologia educacional de diversas partes do país.

Podem tornar-se sócios da Abrelivros todas as pessoas jurídicas, controladas por capitais privados e estabelecidas no país, que tenham por atividade a produção de livros, de conteúdo educacional ou de tecnologias educacionais.

Acreditamos ser de suma importância que todos aqueles que sejam editores de livros escolares, produtores de conteúdo e/ou de tecnologia educacional venham participar e colaborar conosco para que possamos expressar e representar os reais interesses de todos os envolvidos nessa atividade.

Para conhecer melhor os benefícios e vantagens em se associar, consulte as páginas sobre a entidade, serviços e atividades.

Aguardamos um contato por telefone (11 3826-9071 ) ou e-mail abrelivros@abrelivros.org.br para que nossa diretoria possa eventualmente apreciar a solicitação de filiação de sua empresa.