| | | | Palavra do Presidente | | | Novo Ensino Médio e os livros didáticos | | | As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, elaboradas pelo CNE trazem mudanças significativas, equilibrando Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. O edital do PNLD gerou grande expectativa e trouxe inovações importantes, e agora o momento é de preparação para que os livros cheguem às salas de aula em 2026, e atenda às demandas dos estudantes brasileiros.
| | | Por Ângelo Xavier | | | | | |  | |
| |
| |
---|
| | | | | Entrevista do Mês | | | Zoara Failla | | | Socióloga e coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil | | | Zoara Failla destaca, na Abrelivros em Pauta, os desafios estruturais e culturais para a formação de leitores no país. Pela primeira vez em 17 anos, a pesquisa revela que o percentual da população não leitora superou o de leitores, destacando a urgência de políticas públicas integradas, mediadores competentes e campanhas nacionais que valorizem o livro e a leitura como pilares do desenvolvimento social e humano. | | | | | |  | |
|
|
---|
| Fique por Dentro | | | Abrelivros promove debates sobre leitura, letramento e políticas públicas em novembro | | | A Abrelivros realizou, em novembro, dois eventos para o fortalecimento da leitura e do letramento no Brasil. No dia 21, a live “Desafios da Leitura: O Cérebro Leitor” contou com a neurocientista Maryanne Wolf, abordando o impacto das tecnologias digitais na leitura. Já no dia 27, o lançamento do Anuário Abrelivros 2024, na Câmara dos Deputados, em Brasília, contou com um debate sobre o papel do Estado e da sociedade na construção de um país leitor, reunindo lideranças políticas e educacionais para discutir desafios e soluções para a promoção da leitura no país. | | | | | |  | |
|
| |
---|
| | | | Abrelivros | | | A Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais é uma entidade civil sem fins lucrativos. | |
|
| | | | | Endereços | | Al.Joaquim Eugênio de Lima, 881 - Conj. 1012 Jardim Paulista São Paulo - SP 01403-001 11 3826-9071 |
|
| |
---|
|
|