Cooperação técnica com EUA é tema de reunião

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Os resultados, atribuições e projetos estratégicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram apresentados em reunião bilateral entre Brasil e Estados Unidos, nesta quarta-feira, 25 de novembro. O Inep busca desenvolver uma agenda positiva de cooperação técnica educacional com o governo estadunidense. A intenção é aprimorar a atuação da autarquia brasileira nos campos de avaliação, estatísticas e estudos educacionais a partir de experiências internacionais bem-sucedidas.

Na reunião, realizada por videoconferência, traçou-se um panorama dos programas e projetos desenvolvidos pelo Inep. A performance do instituto foi apresentada em números com informações do Relatório de Atividades de 2019 e dados de 2020.

As linhas gerais e os eixos temáticos que fundamentam o plano de cooperação técnica internacional do Inep foram apresentados aos representantes do governo norte-americano. Para o chefe de Gabinete do Inep, Marcelo Pontes, o encontro é resultado da ativa movimentação do instituto em busca de referências internacionais capazes de nortear a evolução dos processos internos da autarquia. “Em nosso plano de cooperação técnica internacional, trabalhamos a consolidação de temas prioritários que possam subsidiar os avanços e as inovações técnicas delineados no Planejamento Estratégico Institucional do Inep. Acolhemos com satisfação esta oportunidade de estreitamento dos laços cooperativos com os Estados Unidos. Nossa intenção é colher, ainda em 2021, frutos dessa parceria internacional com o governo norte-americano”, detalhou.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil foi representada pelo adido cultural Todd Miyahira e pelo especialista em temas educacionais Leonardo Nardon. Os representantes manifestaram entusiasmo diante do plano de cooperação técnica internacional apresentado pelo Inep e evidenciaram o interesse na concretização de uma parceria bilateral. “Certamente conseguiremos identificar áreas em que poderemos atuar e onde poderemos identificar parceiros nos setores público e privado estadunidenses em condições de contribuir neste projeto”, concluiu Nardon.

O encontro contou também com a participação da assessora especial para Assuntos Internacionais do Ministério da Educação (MEC), Débora Cristina, e com representantes da equipe de assuntos internacionais e de gestão estratégica do Inep. Uma nova reunião técnica será marcada para o mês de dezembro deste ano.

Menu de acessibilidade