Abrelivros, Abrale e MEC realizam seminário sobre políticas de leitura e livro escolar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros), Abrale (Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos) e MEC (Ministério da Educação) realizam no próximo dia 08 de novembro, em Brasília, o seminário “A importância da leitura e do livro para a melhoria da educação básica”. O evento, que acontece no Centro de Desenvolvimento do SENAI, das 8:30h às 18:30h, vai discutir os avanços da educação brasileira, no que se refere às políticas de leitura e ao incentivo a educação básica. 
 
É a primeira vez que Abrelivros, Abrale e MEC se reúnem para debater os programas governamentais de ensino, como Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, Programa Nacional do Livro do Ensino Médio – PNLEM, Programa Nacional de Bibliotecas Escolares – PNBE e suas perspectivas.  
 
A abertura do encontro contará com a presença do Ministro da Educação Fernando Haddad. Entre os 150 convidados confirmados estão editores, autores, especialistas em educação, representantes dos Ministérios da Educação, Cultura, Planejamento, além da Comissão de Educação da Câmara e Senado, Conselho Nacional de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação -Undime e os presidentes de diversas entidades ligadas ao livro.  
 
O seminário será dividido em três painéis. No período da manhã haverá discussão sobre “A política governamental da leitura e do livro para a educação básica”. Após o almoço, o tema do debate será “O Livro escolar e a qualidade da educação” e “A escola e a formação do leitor”.  
 
Para João Arinos, presidente da Abrelivros, o encontro vai ampliar a relação das instituições envolvidas com o Governo Federal. “O seminário é uma oportunidade única para que todas as partes envolvidas na questão dos livros escolares aprofundem o diálogo sobre os principais avanços de projetos ligados à leitura e ao livro na escola. E também é uma maneira de fortalecermos o relacionamento entre o mercado editorial escolar brasileiro e as entidades governamentais”, afirma Arinos. 
 
Serviço: 
Seminário:
“A importância da leitura e do livro para a melhoria da educação básica”.  
Local: Auditório do Centro de Desenvolvimento do SENAI – DF.  
Edifício Central Park – Térreo – Setor Comercial Norte – Quadra 1 
Mais informações: (61) 3225.0207 – Ana Cristina  
 
 
O setor em números 
 
O setor de livros didáticos no país movimenta anualmente cerca de R$ 1 bilhão. Deste total, 50% representam as compras feitas pelo governo federal. Em quantidade média, anualmente, são comercializados 290 milhões de livros em todo o mercado editorial. Deste total, 155 milhões são escolares. O MEC é o maior comprador de livros do mundo. O processo de compra de livros didáticos pelo governo e a distribuição para alunos em todo o país foi um dos aspectos positivos da educação do país, segundo relatório da Unesco divulgado no início do mês. De acordo com o MEC, indiretamente 31 milhões de estudantes da primeira a oitava série da rede pública são beneficiados a cada ano. Só para a quarta e oitava séries e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) são distribuídos 114 títulos diferentes.  
 
 
Sobre a Abrelivros 
 
A ABRELIVROS – Associação Brasileira de Editores de Livros, é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 1991, e que congrega as principais editoras de livros educativos do país. Dentre seus principais objetivos está o de colaborar para o desenvolvimento educacional e cultural do país, através de uma série de atividades destinadas a aprimorar políticas, programas e ações referentes à educação, à cultura, à formação do educador, ao incentivo a leitura e ao aprimoramento da qualidade do livro. É a sua finalidade, também, defender e proteger os interesses da categoria e de seus associados, prestando assistência ou orientação direta em todas as atividades vinculadas à edição de livros e representando as editoras junto aos governos federal, estaduais, municipais e outras instâncias. 
 
 
 
Para mais informações: 
 
Linhas&Laudas Comunicação 
www.linhaselaudas.com.br 
11 3801.1277 
 
Ederaldo Kosa – ekosa@linhaselaudas.com.br
Saulo Bordon – saulo@linhaselaudas.com.br