Endereços selecionados pela Abrelivros

Órgãos governamentais


O Ministério da Educação – MEC apresenta informações sobre as diretrizes da política educacional da atual administração, bem como os principais projetos desenvolvidos pelo Ministério nos diversos níveis de ensino. Disponibiliza, também, notícias da educação relacionadas ou não a ações do governo federal, além de apresentar as ações das diversas secretarias integrantes desta autarquia.

Secretaria de Educação Básica - SEB zela pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. É responsável, dentre outras coisas, pela definição de critérios para a inscrição e pela avaliação dos livros do PNLD, do PNBE e de Dicionários. Após a reestruturação do ministério, através do Decreto n.º 7690 de 02 de março de 2012, também passaram a ser competências da SEB a formulação, planejamento, avaliação e a supervisão de políticas e programas de educação à distância, visando à universalização e democratização do acesso à informação, ao conhecimento e à educação básica. 

À Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC compete, entre outros fins, planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da política da educação profissional e tecnológica; promover ações de fomento ao fortalecimento, à expansão e à melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica e zelar pelo cumprimento da legislação educacional no âmbito da educação profissional e tecnológica.

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) em articulação com os sistemas de ensino implementa políticas educacionais nas áreas de alfabetização e educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação especial, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnico-raciais. O objetivo da Secadi é contribuir para o desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino, voltado à valorização das diferenças e da diversidade, à promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental, visando à efetivação de políticas públicas transversais e intersetoriais.

Conselho Nacional de Educação – CNE é composto pelas Câmaras de Educação Básica e de Educação Superior e tem atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação que tem como missão prestar assistência financeira e técnica e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos. É responsável por captar e distribuir recursos financeiros a vários programas e projetos do Ensino Fundamental e Médio, tais como o PNLD, PNLD para Jovens e Adultos e o PNBE tanto para o aluno quanto para o professor.

INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação. Sua função é organizar e manter o sistema de informações e estatísticas educacionais visando a subsidiar as ações do poder público na área da educação. O site traz os dados e os comentários do Censo Educacional, além de informações sobre os sistemas de avaliação implementados pelo governo federal (SAEB, ENEM, entre outros.).

Ministério da Cultura - MinC articula, junto com o Ministério da Educação (MEC), o Plano Nacional do Livro e Leitura — PNLL, composto de centenas de ações, projetos, programas e políticas governamentais e da sociedade civil. Entre as diversas ações do MinC na área de livro e leitura destacam-se a implantação e modernização de bibliotecas, a implantação de Pontos de Leitura, as bolsas para escritores e os prêmios literários, realizados pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e pela Coordenadoria Geral de Livro e Leitura (CGLL) - vinculada ao Gabinete do Ministro.

No site da Fundação Biblioteca Nacional - FBN são oferecidos diversos serviços, tais como o registro de obras intelectuais, orientações para solicitar o ISBN, além do catálogo da Biblioteca Nacional que guarda a mais rica coleção bibliográfica da América Latina, estimada em mais de oito milhões e meio de peças. No site também é possível conhecer o Programa Nacional de Incentivo à Leitura - PROLER/Casa da Leitura.

No site da Imprensa Nacional você acompanha a publicação de leis, decretos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse geral, bem como a publicação de contratos, editais e avisos. A Imprensa Nacional tem como missão institucional dar publicidade aos atos do Governo Federal. Os atos do Governo paulista podem ser conhecidos no site da  Imprensa Oficial de São Paulo. Você também pode acessar os sites de imprensas oficiais dos outros estados e municípios.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, fundado em 25 de setembro de 1986, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega, por intermédio de seus titulares, as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. O Consed tem por finalidade promover a integração das Secretarias Estaduais de Educação, visando ao desenvolvimento de uma educação pública de qualidade. No site da entidade você pode conhecer mais sobre as Secretarias Estaduais de Educação de todos os estados brasileiros.

UNDIME é uma entidade nacional que congrega os dirigentes municipais de educação. Sua atuação está voltada ao município, à comunidade, transformando as ações locais em articulação para questões de cunho nacional.

Centro de Referência em Educação Mário Covas (CRE) da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo visa a ser um referencial pedagógico de excelência na disseminação da informação educacional. Disponibiliza na internet mais de 40 mil ítens, nacionais e estrangeiros, nos acervos da Biblioteca e Videoteca, centrados em temas educacionais e complementares. Indica sites sobre temas educacionais, pedagógicos e recursos de ensino.

 

Sites relacionados ao livro


Expedição Vaga-lume é um projeto educacional que consiste na implantação de bibliotecas infantis na região amazônica. Até julho de 2008 mais de 20.000 crianças foram beneficiadas diretamente com as Bibliotecas Vaga Lume, 65.000 livros distribuídos, 154 Agentes Multiplicadores Vaga Lume formados, 1.646 mediadores de leitura formados, 112 livros artesanais produzidos e 127 bibliotecas comunitárias implantadas/fortalecidas.

Escreva seu Livro traz informações importantes para os escritores percorrerem o caminho da publicação sem desapontamentos, conhecendo o funcionamento das editoras e a melhor maneira de lhes apresentar originais.

Amigos do Livro é o um endereço para estudo, pesquisa, divulgação e promoção do livro e do hábito da leitura. Lá você encontra sites de autores, profissionais e empresas do ramo editorial, livrarias, editoras, gráficas, distribuidoras, entidades do livro, sindicatos, grupos e academias de letras, jornais, revistas, informativos e boletins, bibliotecas, concursos, prêmios, links e serviços.

Superpedido é um canal de comunicação Business to Business entre fabricantes, fornecedores e compradores atacadistas de produtos de entretenimento em todo o país. São 200 mil livros, mais de 3 mil editoras e cerca de 20 diferentes fornecedores prontos para receber pedidos eletronicamente.

Universidade do Livro , atividade de responsabilidade da Fundação Editora da UNESP, oferece e realiza cursos variados de interesse do mercado editorial e livreiro. Estudantes, associados de entidades do livro e funcionários da UNESP têm 20% de desconto nas atividades.

O site Publishnews oferece gratuitamente um clipping editado de notícias sobre o mercado editorial e livreiro, a partir de jornais e revistas nacionais, algumas publicações estrangeiras e informativos das entidades ligadas ao livro.

 

Revistas


Nova Escola - revista dedicada à educação, traz reportagens mensais, agenda de eventos, links de interesse educativo, planos de aula, entre outros.

Revista Educação é dirigida a educadores, mantenedores, estudantes, governadores e cidadãos que estão envolvidos com iniciativas e ações que visam a qualidade do ensino no país.

Revista Educação e Sociedade - dedica-se à pesquisa acadêmica e ao debate sobre o ensino nos seus diversos prismas, aceitando colaborações de artigos e resenhas na área de Ciência da Educação.

Revista da Faculdade de Educação - revista da Universidade de São Paulo que publica artigos e relatos de pesquisa inéditos na área de educação e afins, bem como resenhas de livros, documentos especiais e traduções.

Educação Matemática em Revista - é uma publicação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática que trata dos avanços nas investigações e práticas em Educação Matemática no Brasil.

Revista Matemática Contemporânea - é uma publicação da Sociedade Brasileira de Matemática, cujo objetivo principal é publicar os anais das reuniões de matemática. Contém artigos de pesquisa e trabalhos expositórios selecionados, aceitos mediante revisão científica. 

Revista Carta na Educação é focada no ensino médio. Aborda questões da atualidade e sempre traz uma matéria voltada ao aluno, com questões de vestibular. 

 

banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

premio educadores2015

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros.org.br - Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares
Rua Funchal, 263 - Conjs 61/62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: abrelivros@abrelivros.org.br