Mudança no comando da coordenação dos Programas do Livro do MEC

Wilson Troque construiu uma longa carreira na indústria do livro. Só no Grupo Santillana ficou 23 anos, de 1993 até janeiro de 2016. Nesse período, foi gerente de logística, de vendas e de produção. Nesta quarta-feira (1º), Troque foi nomeado coordenador-geral dos Programas do Livro do FNDE, cargo que foi ocupado nos últimos anos por Sonia Schwartz Coelho. 

Essa experiência lhe rendeu um convite, em agosto passado, para prestar uma consultoria ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Como eu vim de uma editora, eu entendo bem a situação e a minha missão aqui é harmonizar essa relação”, disse Troque ao PublishNews, direto de Brasília.

Ainda como consultor, o novo coordenador sugeriu ao FNDE uma série de visitas a editoras e fornecedores. “A nossa ideia é entender o processo como um todo. Temos uma limitação de orçamento, que não nos permite fazer uma remuneração ao nível que as editoras esperam. A proposta do governo, capitaneada pelo ministro Mendonça [Filho, da Educação] é tentar buscar um ganho de eficiência e, à medida do possível, ampliar os programas”, disse.

Nos últimos três anos, a relação entre o FNDE e as editoras tem sido marcada por muitos altos e baixos. Em 2015, o órgão atrasou os pagamentos do Programa Nacional dos Livros Didáticos e suspendeu o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e a compra de livros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), ambos retomados em 2016.

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br

Midiamix Editora Digital desenvolveu esta publicação com Joomla