MEC divulga decreto do PNLD e atende a diversas solicitações da Abrelivros

Reivindicações recentes e outras que a entidade fazia há 14 anos foram inseridas no decreto pelo Governo Federal.


 

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quinta-feira, 28 de janeiro, o decreto que visa à institucionalização dos programas do livro. O novo documento representou uma vitória para a Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros), já que a entidade teve diversas solicitações acatadas pelo Governo Federal. Uma das principais está no terceiro parágrafo no artigo 20. Caso uma obra tenha sido reprovada na análise realizada pela equipe técnica, o responsável tem a possibilidade de recorrer até dez dias após a divulgação do resultado de avaliação. Vale lembrar que essa é uma reivindicação que a Abrelivros solicita desde 1996, início da avaliação sistemática dos livros.

 

Outra conquista importante a ser ressaltada foi a oportunidade para que o responsável pela obra realize pequenas correções em até cinco dias úteis caso algumas falhas pontuais sejam encontradas durante a triagem dos livros inscritos no PNLD. É fundamental ressaltar que os erros não podem ultrapassar a cinco por cento do total de páginas e a oito volumes por autor.

 

O presidente da entidade, Jorge Yunes, não escondeu sua satisfação com o novo decreto. “Esse é o reflexo do trabalho da Abrelivros desde o começo do PNLD. Essas vitórias estão de acordo com um de nossos objetivos que é contribuir com o aprimoramento dos livros escolares e da qualidade da educação no Brasil”, explica. Yunes também destacou a atuação do ministro Fernando Haddad no processo. “Ele criou o decreto e, para chegar ao resultado final, se predispôs a ouvir a sociedade e atender as demandas de todas as partes responsáveis pela criação das obras utilizadas nas escolas. A Abrelivros participou ativamente desta empreitada em reuniões com a Dra. Marta Abramo, assessora especial do Ministro, e com dirigentes do FNDE e do MEC”, conclui.

 

 Decreto_7.084-2010_-_Programas_de_Material_Didtico.doc

 

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br

Midiamix Editora Digital desenvolveu esta publicação com Joomla