Guia do Livro Didático deve ser entregue até a segunda semana de junho

O Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE/MEC) encaminhou nesta segunda-feira, 29, para todas as escolas do sistema público de ensino, o Guia do Livro Didático, destinado às escolas de 1ª a 4ª série. O guia, que lista os livros selecionados pelo MEC a serem usados em sala de aula de 2007 a 2009, deve chegar nas escolas até o dia 15 de junho. As escolas que não receberem os guias poderão entrar em contato com as secretarias estaduais de educação, que possuem uma reserva técnica, ou com a Central de Atendimento do FNDE, pelo telefone 0800-616161. O Guia do Livro Didático foi elaborado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC). 
 
São cerca de 155 mil guias, que chegarão em 131 mil escolas públicas de ensino fundamental. O material traz resenhas dos livros didáticos selecionados para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Segundo explica a coordenadora de Produção e Distribuição do PNLD, Sônia Schwartz, as escolas, assim que receberem os guias, devem processar suas escolhas por meio de um formulário que se encontra no seu interior e encaminhá-lo ao FNDE até o dia 30 de junho. “Esse prazo é importante para que o professor que vai escolher os livros permita ao FNDE passar às etapas seguintes, como aquisição e distribuição dos livros”, ressalta. 
 
Sônia avisa que a escolha dos livros também pode ser feita pela internet, usando uma senha fornecida pelo FNDE. A avaliação das obras foi realizada por universidades públicas, com 186 coleções de livros didáticos. Foram aprovados 145 livros. Cada coleção, com exceção dos livros de alfabetização, história regional e geografia regional, é formada por livros de uma área do conhecimento (língua portuguesa, matemática, ciências, história e geografia).  
 
Seleção – O processo de avaliação pedagógica das obras didáticas, iniciado em 1996, vem sofrendo alterações ao longo dos anos no sentido de ser aprimorado e, simultaneamente, auxiliar o professor na escolha do livro didático. Os critérios utilizados durante o processo de avaliação são divididos em eliminatórios e classificatórios. Correção dos conceitos e informações básicas, correção e pertinência metodológicas, e contribuição para a construção da cidadania são critérios eliminatórios. Os aspectos gráficos e editorais são classificatórios. 
 

 

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