Escolha do livro didático vai até 13 de julho

Escolas públicas de ensino fundamental e médio têm até a próxima sexta-feira, 13, para escolher os livros didáticos que serão utilizados nos próximos três anos por alunos de 5ª a 8ª série do ensino fundamental (ou 6º ao 9º ano, no caso das escolas que já adotaram o ensino fundamental de nove anos) e do ensino médio.
O alerta é da coordenadora dos programas do livro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sonia Schwartz. “Nossa recomendação é de que as escolas não deixem para acessar o sistema de escolha disponível na Internet no último dia, pois isso pode acarretar um congestionamento na página”, afirma. Até o início da manhã desta quarta-feira, apenas 55% das 64,7 mil escolas brasileiras que receberão livros no início de 2008 haviam efetuado a escolha pela Internet ou enviado os formulários via correios.

A escolha dos livros do ensino fundamental pode ser feita pela Internet ou pelos formulários que foram enviados pelos correios a todas as escolas, juntamente com os guias de livros didáticos, onde os professores obtêm informações sobre os livros aprovados pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). Já para os livros do ensino médio, a escolha é exclusivamente pela Internet. Para cadastrar a escolha, o diretor da escola ou quem ele designar deve cadastrar o login e a senha da escola, fornecidos pelo FNDE. As escolas que não receberam ou perderam a senha podem recorrer ao próprio sítio eletrônico do FNDE, pedindo nova senha, que será enviada por e-mail.

No caso do envio de formulários pelos correios, vale a data de postagem até 13 de julho. Na Internet, o sistema de escolha terá acesso permitido até a meia-noite do mesmo dia.

Três anos – Lembrando que as obras serão utilizadas pelos estudantes por três anos, Sônia ressalta a importância da escolha por parte dos professores. “É importante que o livro seja adequado ao projeto político-pedagógico da escola e à realidade da comunidade escolar”, diz. De acordo com as regras dos programas de livros didáticos do FNDE, as escolas que não fizerem a opção receberão os livros mais escolhidos pelas escolas do município ou do estado.

Até o início do ano letivo de 2008, o FNDE irá distribuir 68,3 milhões de livros didáticos para alunos do ensino fundamental e 14,4 milhões para o ensino médio. Além disso, também será feita a reposição de livros para alunos de 1ª a 4ª série e de algumas disciplinas do ensino médio. É que a distribuição de livros do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) tem sido ampliada a cada ano. Até hoje, foram distribuídos livros de português, matemática e biologia. Em 2008, serão enviados os livros de história e química.



Metade das escolas ainda não escolheu livros para 2008
Portal G1

Prazo se esgota nesta sexta-feira, 13 de julho. Não haverá prorrogação do período para optar.

Há dois dias do fim do prazo para que as escolas públicas selecionam os livros didáticos para o ensino fundamental e médio em 2008, pouco mais da metade fez a opção. De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), não haverá ampliação do período para escolher. As informações são da Agência Brasil e o prazo termina nesta sexta-feira (13). Quem não fizer a escolha será obrigado a usar o mesmo material escolhido pela maioria dos professores do município.  
 
Professores e diretores devem escolher quais coleções são mais adequadas para cada região. Para o ensino fundamental, são livros de português, matemática, geografia, história e ciências; para o ensino médio, de história e química. O material será utilizado por três anos e só depois desse período serão escolhidas novas coleções. Para a disciplina de português, por exemplo, há 25 coleções diferentes que se encaixam em formas distintas de ensinar. A escolha do livro didático para o ensino fundamental pode ser feita por meio de um formulário entregue em todas as escolas ou pela internet no site: www.fnde.gov.br. Os livros para o ensino médio só podem ser escolhidos via internet, no mesmo endereço. 
 

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br

Midiamix Editora Digital desenvolveu esta publicação com Joomla