Ministério vai estender Biblioteca da Escola

O MEC pretende manter e até ampliar o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), que distribui obras literárias para alunos do ensino fundamental. A intenção agora é presentear, além dos alunos da 4ª série, que recebem as coleções este mês, também os formandos da 8ª série. Coleções de cinco livros serão entregues a essas turmas, em novembro deste ano, como premiação aos estudantes por concluírem o ensino fundamental e para os estimular a ler e a melhor se prepararem para o ingresso no ensino médio. 
 
Serão investidos de R$ 8 milhões a R$ 10 milhões na compra das novas coleções, que terão livros de literatura universal, conto, clássico, novela e teatro. Os estudos estão sendo finalizados pela Secretaria de Educação Fundamental (SEF/MEC) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e a licitação para a nova compra deve ser aberta nos próximos dias. 
 
Ao iniciar o ano letivo, todos os estudantes (cerca de 3,5 milhões) da 4ª série do ensino fundamental da rede pública ganharão, durante a primeira semana de aulas, uma coleção com cinco obras literárias, já entregues em suas escolas.  
 
As coleções integram a campanha Literatura em Minha Casa do PNBE. São oito diferentes coleções com cinco livros cada, totalizando 40 obras diferentes. Mas cada aluno ganha apenas uma coleção. O objetivo é tornar acessível aos alunos e suas famílias um conjunto de textos significativos para a sua formação cultural e a se interessarem pela leitura de obras literárias. 
 
Depois de lerem os livros, os estudantes podem trocá-los entre si. Foram entregues às 126 mil escolas, que oferecem turmas de 4ª séries, um total de 21 milhões de livros ou 4,2 milhões de coleções, para 3,5 milhões de alunos. Um total de 67 editoras se inscreveram e oito venceram o edital da compra, no ano passado. 
 
Coleção – Novelas, contos, poesias, clássicos de literatura, obras teatrais estão nas coleções. Pellegrini Júnior, José J. Veiga, Jorge Amado, Ernest Hemingway, Maria Clara Machado, Marina Colassanti, Luís Fernando Veríssimo e Carlos Drummond de Andrade são alguns dos autores. 
 
Em 2001, o FNDE/MEC distribuiu seis coleções, com cinco volumes cada, para 40 milhões de estudantes de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental.  

A lista completa das obras e seus respectivos autores, de 2002 e 2003, pode ser acessada no site do FNDE.  


 





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros.org.br - Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br