Literatura em Minha Casa:a biblioteca particular dos alunos

Uma das estrelas do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), o Literatura em Minha Casa distribui, desde abril de 2002, uma coleção de livros para estudantes da 4ª série do ensino fundamental com a finalidade de desenvolver o gosto pela leitura. A coleção, que se torna propriedade do aluno, é composta de cinco volumes, sendo uma obra da poesia ou antologia poética, um conto ou antologia de contos, uma novela e uma peça teatral, todos brasileiros, e um clássico da literatura universal traduzido ou adaptado.  
 
A cada ano, são distribuídas oito coleções diferentes, o que, além de atender os estudantes da 4ª série, permite a troca de livros entre eles. Todas as escolas públicas municipais e estaduais com turmas de 4ª série recebem as coleções, o que possibilita que alunos de outras turmas tenham acesso às demais obras. No lançamento do Literatura em Minha Casa, em 2002, os alunos da 5ª série também receberam as coleções. Nos anos seguintes, a distribuição foi dirigida à 4ª série.  
 
Acervos – Lançado em 1997, o PNBE distribuiu dois acervos, em 1998 e 1999. O primeiro acervo, com 215 títulos, foi dirigido a 20 mil escolas públicas de ensino fundamental com mais de 500 mil alunos. O segundo, em 1999, teve 109 títulos infanto-juvenis, sendo quatro para crianças portadoras de necessidades especiais. Eles foram enviados a 36 mil escolas públicas de 1ª a 4ª série com mais de 150 alunos. Em 2000, o programa teve como foco a formação continuada de professores. Os recursos foram investidos na produção de materiais pedagógicos e na elaboração de manuais de apoio para o uso de acervos. Foram beneficiadas mais de 30 mil escolas. A partir de 2001, o PNBE investiu no Literatura em Minha Casa.  
 

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br