FNDE distribui livros para todo o Brasil

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, distribui anualmente milhões de volumes de livros, em diversos programas, para municípios de todos os estados brasileiros. Somente neste ano, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), foram entregues antes do início do período letivo 120 milhões de livros de todas as disciplinas, beneficiando 32 milhões de crianças. 
 
O FNDE é responsável pela aquisição de um grande número de títulos de livros didáticos e paradidáticos, inclusive de literatura infanto-juvenil, produzidos pelo mercado editorial brasileiro. Essa aquisição se dá por meio do PNLD e pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), voltados a alunos e professores do ensino básico. 
 
O PNBE tem como enfoque o atendimento a escolas, professores e comunidade com obras variadas, necessárias à formação de leitores e que permitem aprendizagens diversificadas. O programa Literatura em Minha Casa, por exemplo, atende alunos de 4ª a 8ª série, e distribuiu em 2003 mais de 30 milhões de livros de literatura que podem ser utilizados na escola ou levados para casa. 
 
Outro programa do PNBE é a Biblioteca Escolar, que vai entregar, neste ano, 3.196.831 acervos, com 144 títulos de ficção e de referência, a 20 mil escolas de 5ª a 8ª série. Já a Biblioteca do Professor é propriedade dos docentes das classes de alfabetização e de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Eles receberam, neste ano, 1.448.475 acervos, compostos de dois livros, com ênfase na formação histórica, econômica e política do Brasil. 
 
As coleções intituladas Palavra da Gente destinam-se à educação de jovens e adultos (EJA), são compostas por seis volumes e destinadas a todos os estudantes da última série do curso presencial da EJA. Em 2004, foram entregues 576.684 coleções. 
 
O programa Casa da Leitura é para uso de toda a comunidade e visa suprir a falta de bibliotecas nos municípios. Bibliotecas itinerantes, contêm 154 livros das 24 coleções do Literatura em Minha Casa e Palavra da Gente. Os livros são guardados em uma “mala do livro”, em residências previamente escolhidas e sob os cuidados de agentes comunitários.  
Repórter: Carlos Schramm 

 





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros.org.br - Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br