PNBE terá mudanças em 2005

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) pretende reformular o Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) no próximo ano. Para avaliar o funcionamento do programa e traçar diretrizes para a reformulação, o FNDE promoveu reuniões, em maio e junho, com representantes do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime) e de associações de autores, editores e ilustradores. 
 
As entidades apresentaram sugestões e críticas que ajudarão na elaboração do edital do PNBE de 2005. Entre as posições defendidas para a reformulação do programa destacam-se a ampliação das bibliotecas e dos acervos existentes e a implementação de ações de incentivo à leitura articuladas com instituições do Governo. 
 
Para Jeanete Beanchamp, responsável pela avaliação de livros do PNBE na Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), a intenção do Ministério da Educação é substituir a política de distributivismo por uma que, além de oferecer livros às crianças, articule a qualificação de professores com o aparelhamento das bibliotecas. 
 
Participaram da última reunião, realizada na semana passada em Brasília, representantes da Associação Brasileira dos Autores de Livros Educativos (Abrale), da Associação Brasileira dos Editores de Livros (Abrelivros), do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), da Câmara Brasileira do Livro (CBL), da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e da Fundação Roberto Marinho. 
 
O PNBE tem o objetivo de incentivar a leitura e a formação de consciência crítica de alunos, professores e da comunidade. São distribuídas obras de literatura brasileira, livros infanto-juvenis, obras de referência, enciclopédias, periódicos e materiais de apoio didático a professores e alunos. Este ano, serão distribuídos aos professores 1,45 milhão de exemplares e enviados mais de 40 mil acervos a 3.659 municípios, para a formação de minibibliotecas itinerantes.  
 
 
 
 
 
 

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br