Mudanças no PNBE em 2005

O Programa Nacional Biblioteca Escolar (PNBE), que visa incentivar a leitura promovendo a distribuição de obras de literatura brasileira, livros infanto-juvenis, obras de referência, enciclopédias, periódicos e materiais de apoio didático a professores e alunos, deverá sofrer alterações em 2005.  
 
Desde maio, o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), órgão responsável pela execução do programa, vem promovendo reuniões com representantes do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino e de associações de autores, editores e ilustradores para avaliar o funcionamento e estudar mudanças no PNBE.  
 
Entre algumas das propostas em estudo estão a ampliação das bibliotecas e dos acervos existentes, a implementação de ações de incentivo à leitura articuladas com instituições do governo e também qualificar os professores com o aparelhamento das bibliotecas. 
 
No último dia 8, entidades ligadas ao segmento editorial foram à Brasília dar sua contribuição no processo de reformulação. O encontro contou com a presença de representantes da CBL, Abrelivros, SNEL, Abrale, Abeu e Fundação Roberto Marinho. Entre as idéias apresentadas, foi sugerido que as bibliotecas adotassem mais ações de estímulo à participação do aluno, e também que os catálogos das editoras fossem consultados com mais freqüência, a fim de que houvesse maior atualização e diversidade entre os livros escolhidos. 
 
A vice-presidente da CBL presente ao encontro, Rosely Boschini, destacou também a importância do alinhamento das propostas apresentadas pelas entidades, demonstrando mais uma vez a coesão do setor. O edital do PNBE deve sair ainda neste ano, com as compras sendo efetuadas em 2005.  
 
No decorrer de 2004, serão distribuídos aos professores 1,45 milhão de exemplares e enviados mais de 40 mil acervos a 3.659 municípios, para a formação de minibibliotecas itinerantes. 
 
 
 
 
 
 

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br