Escolha de livros para bibliotecas escolares começa no dia 9 de setembro

Começa no dia 9 de setembro, e prossegue até 19 de setembro a escolha do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Neste período, todos os professores e diretores das 136.934 escolas públicas brasileiras de 1ª a 4ª série do ensino fundamental irão selecionar, entre 15 acervos, livros que serão enviados às suas bibliotecas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC). A escolha deve ser feita via Internet, no sítio do FNDE (www.fnde.gov.br). 
 
Os 15 acervos são compostos por obras de vários gêneros literários e tipos de texto, desde poesias, quadras, parlendas e cantigas, passando por contos, crônicas, teatro, textos de tradição popular, mitologia, lendas, fábulas, apólogos, contos de fadas e adivinhas. Também estão incluídos livros de imagem e novelas (clássicos, terror, aventura, suspense, amor, humor). Não foram incluídas nos acervos obras adquiridas nas edições de 2001, 2002 e 2003 do PNBE, a fim de aumentar o número de títulos à disposição da comunidade escolar. 
 
Níveis de dificuldade – “Além de abranger diversos gêneros, os acervos possuem obras de diferentes níveis de dificuldade, para que os alunos tenham acesso tanto a textos com autonomia de leitura quanto a livros que devem ser lidos com a mediação dos professores”, diz o presidente do FNDE, José Henrique Paim Fernandes. 
 
Cada escola será contemplada segundo o número de matrículas registradas no censo escolar. Instituições com até 150 alunos receberão um acervo com 20 títulos. Escolas com 151 a 700 alunos, dois acervos com 20 títulos cada um, totalizando 40 títulos. Já as que possuem mais de 700 alunos terão direito a cinco acervos compostos de 20 títulos cada um, num total de cem títulos. Dessa forma, os 16.990.818 alunos das 136.934 escolas públicas receberão um total de 3.575.160 livros. 
 
Após a escolha, o FNDE vai negociar a compra das obras com as editoras. A distribuição começa ainda em 2005, estendendo-se até o primeiro semestre de 2006. 
 
A avaliação e seleção dos títulos são de responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), como prevê o art. 3º da Resolução nº 58, de 23 de dezembro de 2004. Em caso de dúvida sobre os livros selecionados, entrar em contato com a SEB pelo e-mail \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. > O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 

 





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros.org.br - Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br