PNBE 2005: Sessenta editoras selecionadas

Em 2003, a escolha de livros para o Programa Nacional de Biblioteca da Escola (PNBE) feita pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) contemplou apenas 14 editoras ou grupos editoriais, todos de grande porte. Entre eles, estavam todas as empresas que já haviam sido contempladas em 2001 e 2002.  
 
Tal cenário causou uma certa indignação no mercado, particularmente das pequenas e médias editoras brasileiras. Tanto que, em setembro daquele ano, a Liga Brasileira de Editoras (LIBRE) enviou uma carta ao então ministro da Educação, Cristovam Buarque, manifestando a decepção da entidade com o resultado do PNBE/2003. Em 2004, o Ministério da Educação preferiu não lançar o edital do PNBE e reavaliar o programa, o que também gerou várias críticas.

Finalmente, o programa voltou em 2005 totalmente reformulado. A principal diferença é que ao invés de escolher 24 coleções elaboradas e editadas especialmente para o PNBE, o FNDE/MEC decidiu selecionar 15 acervos de 20 livros diretamente dos catálogos das editoras. Agora, os acervos estão sendo escolhidos pelas 135.948 escolas públicas brasileiras de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.  
 
Como cada acervo selecionado foi divulgado individualmente no último dia 9 de setembro, ficou difícil obter uma visão mais panorâmica dos resultados da escolha. Mas o PublishNews consolidou todos os títulos do PNBE/2005 em uma planilha de Excel que coloca à disposição de seus assinantes. Uma rápida análise dos 300 títulos selecionados mostra que nada mais do que 60 editoras ou grupos editoriais foram contemplados.  
 
Quem mais emplacou títulos na seleção feita pelo FNDE foi o Grupo Record, com 16 livros de seus selos Record, Betrand Brasil, José Olympio e Best-Seller. Em segundo lugar empataram os grupos Saraiva, Moderna, Ática / Scipione e Global, todos com 12 títulos. E desta vez, a LIBRE pode comemorar, pois 49 dos 300 títulos selecionados são de editoras libreiras.  
 
Para baixar o arquivo com a lista consolidada do PNBE/2005 e a divisão por editoras, basta clicar aqui.

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br