MEC vai distribuir 2,4 milhões de livros de literatura

O Ministério da Educação vai distribuir este ano 2,4 milhões de livros com textos literários produzidos para jovens e adultos recém-alfabetizados. Uma comissão de notáveis da literatura brasileira e da educação de jovens e adultos vai escolher, a partir de abril, os textos vencedores do concurso Literatura para Todos, que vai premiar com R$ 80 mil oito categorias de textos produzidos para os novos leitores. 
 
Moacyr Scliar, Antônio Torres, Milton Hatoum, Rubens Figueiredo, Heloísa Jahn, Jane Paiva, Ligia Cademartori, Magda Soares e Marcelino Freire compõem a comissão que vai avaliar os textos inscritos. Escritores amadores e profissionais podem enviar textos para o MEC até 16 de março. 
 
Segundo Tancredo Maia Filho, coordenador técnico do concurso, o Ministério da Educação já recebeu mais de cinco mil consultas (por telefone e correio eletrônico) de interessados em inscrever textos nas oito categorias (conto ou novela; crônica; poesia; biografia ou relato de viagem; ensaio ou reportagem; textos da tradição oral; esquetes, scripts, peças teatrais, roteiros de vídeo, cinema, quadrinhos ou textos utilizando linguagem das tecnologias de informação; e comunicação: blogs, e-mails, comunidades virtuais, grupos de discussão). O edital está disponível na internet. 
 
Narrativa – O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques, lembra que os textos deverão considerar as especificidades dos jovens e adultos em processo de alfabetização, contendo uma narrativa atraente a este público. “O que há disponível, hoje, para os novos leitores, são livros clássicos com linguagem adaptada para iniciantes ou livros infantis”, afirma, Henriques. 

“O que pretendemos é colocar à disposição desse público títulos elaborados para eles, permitindo que, a partir do seu ritmo, tornem-se verdadeiros leitores”, afirma o secretário. A idéia é criar uma coleção, com novos livros produzidos anualmente. Mais informações pelo telefone 0800-616161 ou pelo correio eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br