MEC escolhe livros para Bibliotecas Escolares do Mercosul

A Secretaria de Educação Básica (SEB) e a Assessoria Internacional do Ministério da Educação escolhem nesta semana os livros de literatura brasileira infanto-juvenil que vão compor as Bibliotecas Escolares dos países do Mercosul. As bibliotecas funcionarão inicialmente em municípios de fronteira de Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, que compõem o Mercosul, e dos países associados Bolívia e Chile. 
 
Aprovado pelos seis ministros da Educação do Mercosul na 26ª reunião que aconteceu em Buenos Aires, Argentina, em 10 de junho deste ano, o projeto de Bibliotecas Escolares será implantado em escolas públicas de educação básica. A experiência começa com 30 títulos, cinco de cada país, que serão objeto de leitura e estudo nas escolas. A criação das Bibliotecas Escolares tem entre seus objetivos incentivar e desenvolver nos estudantes da educação básica o hábito da leitura, fortalecer a compreensão e facilitar a interpretação de textos.  
 
Os municípios e as escolas que vão participar do piloto ainda não foram escolhidos, mas o projeto deverá ser implantado em 2005, que é o Ano Ibero-Americano da Leitura, definido pela 13ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em novembro de 2003, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. 
 
A criação das bibliotecas está inserida nas atividades do Plano Ibero-Americano de Leitura aprovado pela 7ª Conferência Ibero-Americana de Cultura, realizada em outubro de 2003, em Cochabamba, na Bolívia. O plano, que deverá ser adotado pelos países ibero-americanos, tem como principal objetivo contribuir para a erradicação do analfabetismo.  
 
 

 





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros.org.br - Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br