Ministros criam Biblioteca do Mercosul

A criação da Biblioteca do Mercosul e a instituição de um fundo especial para a manutenção do Festival Internacional de Cultura das Três Fronteiras foram dois dos temas acordados pelos ministros da Cultura do Brasil, Argentina e Paraguai, na reunião de encerramento, em Puerto Iguazú, Argentina. Também participaram representantes do Chile, Peru e Bolívia.  
 
No encontro foram discutidas formas para diminuir a burocracia alfandegária no Mercosul, principalmente para a circulação de bens culturais. Apesar da existência do Selo do Mercosul, criado para facilitar o trânsito entre os países, pouco se avançou. "A cada reunião progredimos um pouco, mas esta deve ser uma ação conjunta para os ministérios de relações exteriores dos três países", comenta o Ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil.  
 
A comissão que cuidará da Biblioteca do Mercosul estará trabalhando dentro de um mês e será responsável pela escolha de três livros de literatura e um de história que melhor reflitam cada país. Para diminuir custos, como as taxas alfandegárias, as edições serão impressas em cada país com uma tiragem para bibliotecas e outra que será vendida em bancas de jornais.

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros.org.br - Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br