Tempo de Aprender: CAPES capacitará professores em Portugal

Benedito Aguiar, presidente da CAPES, participou nesta terça-feira, 18, em Brasília, do lançamento do Programa Tempo de Aprender. A Coordenação será parceira desta iniciativa do Ministério da Educação para melhorar a qualidade da alfabetização dos brasileiros, com foco na fase inicial da educação básica – da pré-escola ao 2º ano do ensino fundamental. Também estiveram presentes no evento Abraham Weintraub, ministro da Educação, Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da CAPES e Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC.

No âmbito do Plano Nacional de Educação, o Programa conta com quatro eixos e a CAPES será responsável pelo desenvolvimento do primeiro: ‘Formação continuada de profissionais da educação’. “A CAPES atuará como parceira do MEC no programa, por meio da capacitação teórica e prática de professores brasileiros, em Portugal. Em contrapartida, eles serão os multiplicadores desse conhecimento adquirido, na rede de ensino da sua região. A ideia é trazer as experiências que deram certo em países que são referência na área de Educação”, disse Aguiar.

O Programa da CAPES é uma parceria com a Universidade do Porto e com o Instituto Politécnico do Porto. Serão ofertados cursos intensivos de seis semanas, por meio da Alfabetização Baseada na Ciência (ABC). A CAPES investirá R$6,36 milhões para oferecer 150 vagas em três editais, com 50 cada, até 2022. Espera-se que a primeira seleção aconteça a partir de março e o curso no segundo semestre deste ano. Podem participar profissionais de escolas públicas e das secretarias de Educação que aderirem ao Tempo de Aprender, formados em pedagogia a partir de 2005.

Além da capacitação desses profissionais, o programa do MEC conta com outros três eixos: apoio pedagógico para a alfabetização, aprimoramento das avaliações da alfabetização e valorização dos profissionais de alfabetização.

Para participar, as secretarias de Educação devem se inscrever, manifestando seu interesse em aderir ao Programa.

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br

Midiamix Editora Digital desenvolveu esta publicação com Joomla