Inep capacita elaboradores de itens de ciências da natureza para o Saeb

Professores cadastrados e selecionados por chamada pública participam de oficinas de elaboração e revisão de itens do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A capacitação para a área de ciências da natureza começou nesta quinta-feira (6) e ocorre até domingo, 9 de fevereiro. Ao final do processo de capacitação, os colaboradores credenciados passam a compor o Banco Nacional de Itens (BC-BNI) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Esta é a segunda etapa das oficinas preparatórias para elaboradores de itens. Na semana passada, 60 professores da área de ciências humanas participaram da capacitação. Durante o treinamento, os participantes tomam conhecimento das normas e dos procedimentos técnicos necessários para elaboração e revisão de itens para o Saeb, entre eles:

• avaliações educacionais;

• desenvolvimento de instrumentos de medida;

• matrizes de referência;

• características e funções de um item;

• elaboração e revisão de um item; e

• avaliação de qualidade de um item.

Todos os colaboradores devem possuir graduação em pedagogia ou em outro curso superior de formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental. As informações, obtidas a partir das atividades desenvolvidas e realizadas pelo Inep, são objeto de Termo de Compromisso e Sigilo firmado pelos participantes.

BNI – O Banco Nacional de Itens foi criado pelo Inep para fornecer insumos para as diversas avaliações que desenvolve, assegurando acesso a itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento de medição, seja prova ou questionário. O Inep realiza chamadas públicas para a construção de uma rede de colaboradores interessados em elaborar e revisar itens, constituindo o Banco de Colaboradores do BNI para cada avaliação ou exame em desenvolvimento.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb apresenta os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Saiba mais sobre o Saeb

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br

Midiamix Editora Digital desenvolveu esta publicação com Joomla