Esmiuçando a indústria editorial na América Latina

O Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (Cerlalc) é um órgão oficial da Unesco que se firmou como um dos principais balizadores para que diferentes pesquisas realizadas na América Latina e Caribe pudessem conversar entre si. A metodologia da pesquisa Retratos da Leitura, por exemplo, segue parâmetros do Cerlalc. Só assim, ela poderia ser comparável com estudos semelhantes realizados na Argentina, Chile ou Colômbia, por exemplo.

Um acordo firmado entre o Cerlalc e a International Publishers Association (IPA) vai permitir a ampliação de estudos como os de hábitos de leitura dos cidadãos dos países da região.

Para Marianne Ponsford, diretora do Cerlalc, o acordo vai traçar caminhos de trabalho conjunto entre as entidades. “Por um lado servirá para fortalecer a proteção dos direitos de autor, um pilar fundamental para o desenvolvimento da indústria editorial, em particular, e da economia criativa, como um todo. Por outro, contribuirá para impulsionar a realização de estudos que permitam apurar dados confiáveis e precisos sobre os mercados editoriais dos países ibero-americanos”, disse. Ela ressaltou ainda que esses estudos são indispensáveis para a tomada de decisões por parte de agentes dos setores público e privado e também para revelar a importância do setor como motor da economia criativa.

O documento, firmado em Paris, durante a 34ª Reunião Ordinária do Conselho do Cerlalc, confirma ainda o compromisso com os valores de liberdade de publicação, de diversidade, de inclusão e de educação e também prevê cooperação estratégica na realização de eventos públicos.

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br

Midiamix Editora Digital desenvolveu esta publicação com Joomla