Último dia de inscrição na Olimpíada de Matemática do 4º e 5º anos

Termina nesta quinta-feira, 10 de outubro, o prazo para as inscrições na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) Nível A. A prova é voltada para alunos do 4º e 5º anos matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais.

Segundo o diretor-ajunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e coordenador-geral da Olimpíada, Claudio Landim, a competição estimula o estudo e ajuda a identificar talentos precocemente. “A prova da Obmep permite detectar alunos desde muito cedo com talento para a Matemática. [...] É um evento nacional que atrai alunos de todos os cantos do país”, destaca.

Desde o ano passado, a olimpíada conta com a versão para esses anos do ensino fundamental, a chamada Obmep Nível A. No primeiro ano de sua realização, a edição em caráter experimental contou com a participação de mais de 1,5 milhão de alunos de 20 mil escolas de todo o Brasil.

Para 2019, uma novidade: a prova contará com 15 questões, cinco a menos que no ano anterior. “Nós diminuímos o número de questões após o retorno dos professores, que acharam a prova muito longa. É justo, uma vez que são alunos do 4º e 5º anos, ou seja, crianças ainda bem pequenas”, explicou o diretor.

Assim como a edição Obmep para alunos do 6º ano ao 3º ano do Ensino Médio, essa etapa também é promovida pelo Impa, com apoio do Ministério da Educação (MEC), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas em nome das escolas, exclusivamente pelas Secretarias de Educação Municipais e Estaduais ou pelos representantes das escolas federais. Os gestores devem acessar o link enviado por e-mail pelo Impa e preencher a ficha de inscrição.

Caso a Secretaria de Educação não receba o e-mail, é preciso entrar em contato com a Obmep pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Prova – Com 15 questões objetivas, a prova é elaborada pelo Impa e aplicada nas escolas inscritas em 29 de outubro. A duração da prova é de 1h30. Na Obmep Nível A, o Impa responde pela parte acadêmica e as Secretarias de Educação pela logística de aplicação, correção das provas e eventuais premiações.

O conteúdo das questões segue os parâmetros curriculares nacionais para alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental. A abordagem foca no raciocínio lógico e na criatividade.

A olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, identificar jovens talentos, promover inclusão social e incentivar o aperfeiçoamento dos professores.

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br

Midiamix Editora Digital desenvolveu esta publicação com Joomla