Inep detalha população que responderá testes e questionários da maior edição da avaliação em 2019

O detalhamento da população que participará do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2019, e que terá os resultados divulgados no ano seguinte, foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por meio de uma nota técnica. O documento, disponível no portal do Inep, descreve a metodologia adotada para definir a população-alvo e a população de referência da edição de 2019, a maior desde a instituição do sistema de avaliação, em 1990.

O número final de estudantes envolvidos só será conhecido após o fechamento da coleta de dados do Censo Escolar, também realizado pelo Inep. A previsão é que mais de sete milhões de estudantes, professores e diretores participem da avaliação. A aplicação nas escolas públicas e em uma amostra de escolas privadas das 27 unidades da Federação será entre 21 de outubro e 1º de novembro deste ano.

Pela primeira vez, o Saeb terá testes de Ciências da Natureza para uma amostra de estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A avaliação inédita vai gerar os primeiros resultados de desempenho nessa área do conhecimento, e já de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2017.

Outra novidade é que o Saeb passará a avaliar a alfabetização no 2º ano do ensino fundamental. Também pela primeira vez a avaliação será mediada: a capacidade de ler e de escrever das crianças será avaliada por meio de um ditado. A avaliação da educação infantil, outra inovação, será um estudo-piloto para testar a aplicação dos questionários eletrônicos para professores e diretores de creches e pré-escolas, que serão usados pela primeira vez pelo Inep.

Resultados – A nota técnica também detalha os domínios de análise para definição de quais escolas e redes de ensino terão resultados agregados divulgados até dezembro de 2020 e que vão compor o Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb). Escolas, municípios e unidades da Federação só terão os seus resultados publicamente divulgados se cumprirem os critérios descritos na Portaria do Saeb 2019.

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros.org.br - Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br