Em programa, ministro da Educação fala da expectativa dos alunos em relação ao ensino

No segundo programa Bate-papo com o professor Vélez, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, fala sobre a responsabilidade que os professores têm para atender as expectativas dos alunos em relação ao ensino. Lançado na última semana, o programa vai ao ar todas as segundas-feiras, nas plataformas institucionais do Ministério da Educação.

Em relação às responsabilidades dos professores, o ministro destacou que, para ele, uma das maiores preocupações era com a receptividade do que lecionava. “Sempre me coloquei no ponto de vista do aluno, qual a expectativa dele em face do que eu tento ensinar”, destaca. Essa expectativa gerada nos estudantes, segundo o ministro, começa no ensino básico e se prolonga pelo ensino profissionalizante e universitário. Para ele, a pergunta que cada professor deve se fazer é “o que o aluno espera e como que eu posso responder a essa expectativa”.

De acordo com Vélez Rodríguez, o principal desafio enfrentado hoje pelos professores e alunos é aquele colocado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em sua campanha: “menos Brasília, mais Brasil”. “Vamos buscar o cidadão ali onde ele mora. No município, ao redor das suas preocupações, para pagar as contas, para se firmar profissionalmente. Essa é a questão fundamental”, garante.

Para finalizar, o ministro aponta como essencial a preocupação que os professores devem ter para atender aos anseios dos alunos ali onde eles moram, onde estudam e onde desenvolvem suas vidas.

 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br