Evento integra USP e escola pública para desafios na educação

O 17º Encontro USP Escola acontece de 14 a 18 de janeiro. Serão 26 cursos, em diversas áreas do conhecimento, tais como Ciências da Terra, Tecnologia da Informação, Ciência e Arte, História e Cultura Indígena, Física Moderna, entre outros. Os cursos e outras atividades são oferecidos tanto por representantes da comunidade universitária quanto por representantes da comunidade escolar.

Embora se concentrem no Instituto de Física da USP (IFUSP), as atividades ocorrem também na Escola de Comunicações e Artes (ECA), nos institutos de Geociências (IGc), de Química (IQ), de Astronomia e Geofísica (IAG), no prédio da História e Geografia (FFLCH) e nos museus, tanto no campus como também fora dele, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e no Museu de Zoologia (MZ).

As professoras Vera Bohomoletz, do Instituto de Física, e Katia Regina Varela, docente de Química e Física da rede pública estadual paulista e da Associação de Professores da Escola Pública (Apep), fazem parte do Grupo USP Escola e explicam que esse evento anual teve início em 2011 e é oferecido aos professores da rede pública, que vêm de todo o Estado de São Paulo e também de outros Estados. Neste mês, os cursos já contam com mais de 900 inscritos. “Temos, além dos cursos, várias atividades de debates, oficinas, palestras e seminários, que vão de encontro ao interesse do professor que está na sala de aula”, diz a professora Vera.

“Lá, a gente tem uma troca de experiências que fortalecem, que dão energia para continuar durante o ano e que fazem com que a gente fique esperando chegar julho, quando tem uma nova oportunidade, porque o encontro acontece em janeiro e em julho”, explica a professora de Química, Katia Regina. Para ela, o evento é uma forma de valorizar o profissional da educação por meio da abertura da Universidade para atender às dificuldades dos docentes da rede pública. Uma das propostas é propiciar que o professor busque novos conhecimentos, por meio de atividades que incentivem e mostrem a esses profissionais a possibilidade de serem pesquisadores.

Um diferencial do Grupo USP Escola, apontado por Vera, é o incentivo e apoio que oferece às iniciativas inovadoras. “Fazemos isto divulgando as iniciativas e dando oportunidade aos professores de divulgar aos seus colegas também. Nós oferecemos um espaço — que não existe na prática — de troca entre os professores.” Esse intercâmbio de conhecimento também é feito com a USP, que realiza pesquisas e, com isso, traz reflexões, com a escola, que, por sua vez, pratica, além de pesquisar e debater também, complementando-se uma à outra. “O Encontro USP Escola é como o próprio nome: um encontro entre Universidade e escola pública. É uma emoção, os professores da USP abraçam os professores da escola pública como a gente nunca foi abraçado e valorizado. Isto é genial”, comenta a professora Katia.

 





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros.org.br - Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br