Katia Smole é a nova secretária de Educação Básica do MEC

Um dos mais renomados nomes da Educação Matemática dos últimos tempos, Kátia Smole chefiará a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC). Kátia, que até agora era diretora do Mathema, instituição que pesquisa e desenvolve métodos pedagógicos de Matemática, tem uma longa trajetória na Educação com 12 anos de docência na rede pública de São Paulo.

"O ministério tem pela frente a discussão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Médio e a preocupação em deixar o trabalho reforçado na formação continuada dos educadores brasileiros", afirma Kátia. Ela diz que a repercussão de sua indicação traz muita responsabilidade para fazer um trabalho importante no MEC e que as diretrizes do SEB a motivaram a aceitar o convite. "Ter esse conhecimento foi o que me encantou em apoiar o ministro [Rossieli Soares] nesse momento importante".

Desde que Rossieli Soares deixou o cargo de secretário de Educação Básica para assumir o posto de Ministro da Educação em 5 de abril, o posto estava vago. A nova titular deverá seguir no cargo até o final deste ano, quando há mudança na gestão presidencial. Para especialistas, a indicação é positiva, pois trata-se de um nome com ampla experiência na Educação. “É uma opção técnica. Kátia tem um bom trânsito em vários segmentos educacionais e isso deverá colaborar para o seu mandato”, afirma Cleuza Repulho, especialista do Programa Formar e ex-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O envolvimento de Kátia com discussões importantes para a área, como a BNCC também é vista com bons olhos. Cleuza considera que o maior desafio da pasta nesse momento é a implementação da Base e, dentro do cenário, ela acredita que a indicação é acertada. “As discussões mais amplas da Base já avançaram. Agora estamos no momento mais desafiador, que é fazê-la chegar na sala de aula. Kátia é alinhada com a implementação da BNCC porque trabalha com o tema há bastante tempo. É uma escolha sensata e que agrega valor ao MEC”, diz.

Quem é a nova secretária da SEB
Graduada com licenciatura plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema, Katia Smole dedicou-se a uma série de especializações em Matemática, como aperfeiçoamento em Álgebra e Geometria, desenvolvimento histórico de Geometria e tópicos de Matemática do segundo grau. Ela é mestra e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), na área de área de didática, especialização e aperfeiçoamento e também de ensino de Ciências e Matemática.

Sua carreira como professora começou em 1986. Durante 12 anos, ela trabalhou na rede pública de São Paulo como professora de Matemática no Ensino Médio. Nos anos seguintes atuou em diferentes frentes de pesquisa sobre ensino da Matemática e formação docente. Foi autora de diversos livros educacionais e didáticos, técnica em pesquisa e educação do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) da USP e participou dos programas Ensino Médio Inovador, Solução Educacional para o Ensino Médio e Fórmula da Vitória Matemática.

Para ocupar o cargo, Kátia já deixou a diretoria do Mathema, instituição que pesquisa e desenvolve métodos pedagógicos de Matemática. A nova titular também foi consultora de NOVA ESCOLA no projeto de 1500 planos de aula de Matemática alinhados à Base Nacional Comum Curricular. Para sua nova função, ela deverá se afastar dos trabalhos que desenvolve hoje no Mathema.

 





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros.org.br - Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br