Cerca de 15% dos professores da educação básica não têm ensino superior

Cerca de 15% dos professores que atuam na educação básica brasileira não têm ensino superior. O dado foi divulgado pelo Ministério da Educação(MEC) nesta quarta-feira e faz parte do levantamento feito pelo Censo Escolar da Educação Básica 2017. O percentual maior de professores sem curso universitário está na educação infantil, onde 24,3% não tem esse diploma.

Para estabelecer essas médias, foram considerados os percentuais de professores que têm do ensino médio e normal para baixo. A quantidade de docentes sem ensino superior cai conforme as etapas progridem. Nos anos iniciais do funtamental o percentual de professores sem diploma universitário é 17,3%. A quantia cai significativamente nos anos finais, passando para 8,7%. No ensino médio, apenas 2,6% dos docentes não possuem diploma universitário.

Docentes têm formação inadequada

Uma análise profunda da formação dos professores brasileiros mostra que o problema é ainda mais grave quando observada a adequação do docente à disciplina lecionada, ou seja, professores que têm a formação ideal para a área. No caso dos anos iniciais do ensino fundamental, a pior disciplina nesse quesito é língua estrangeira, onde apenas 42% dos professores têm ensino superior e licenciatura na área.

No anos finais do fundamental, o maior problema está na disciplina de artes, na qual somente 31,5% dos professores têm a formação adequada para a área. Já no ensino médio, os docentes de Sociologia são os que menos têm formação na área. Segundo o Censo, apenas 27,1% têm ensino superior e licenciatura na disciplina.

- O que o MEC está fazendo é ampliar a oferta de matrículas sobretudo na Universidade Aberta do Brasil, que é gratuita, para que os professores tenham a chance de fazer à distância ou em curso semipresencial os cursos de formação de nível superior, assim como complementem sua formação no caso dos professores que atual em áreas na qual não são formados - disse a ministra substituta da Educação, Maria Helena de Castro.

 

 





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros.org.br - Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br