39% das escolas municipais de ensino fundamental têm bibliotecas; nas particulares, índice é de 82%, diz Censo

O Censo Escolar apresenta dados sobre a estrutura das escolas de educação básica. Ter bibliotecas ou salas de leitura, por exemplo, é algo raro nas regiões Norte e Nordeste – há municípios em que menos de 20% dos colégios possuem um espaço com livros. No Sul e no Sudeste, a situação é bem diferente: 72% das escolas do Distrito Federal, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul têm essa estrutura para os alunos.

Na educação infantil

Os números mostram também uma grande diferença entre os recursos das escolas de educação infantil geridas pelos municípios e pelas redes privadas. Um parquinho, por exemplo, só existe em 30,3% das públicas, versus 81,7% das particulares. Ter um banheiro com estrutura para crianças é algo que só é oferecido por 34,3% das instituições municipais nessa etapa de ensino, enquanto, nas escolas privadas, a porcentagem é de 81,7%.

Outros recursos são escassos tanto na rede pública quanto na particular: dependências e vias adequadas para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida existem em apenas em 26,1% das creches e em 25,1% das pré-escolas do Brasil.

As escolas rurais de educação infantil apresentam problemas que estão praticamente resolvidos na área urbana: 9,4% das creches e 12,6% das pré-escolas dessas regiões não dispõem de sistema de esgotamento sanitário.

No ensino fundamental

Recursos tecnológicos, como laboratórios de informática e acesso à internet, estão disponíveis em menos da metade das escolas de ensino fundamental do Brasil: em 46,8% delas.

Assim como na educação infantil, essa etapa de ensino evidencia uma diferença grande de estrutura entre escolas públicas e privadas. Considerando as municipais, que concentram a maior parcela das matrículas, apenas 38,2% têm sala de leitura ou biblioteca, 3,3% possuem laboratórios de ciência, 14,3% têm parque infantil, 59,5%, parque coberto ou descoberto, e 28,6%, quadra de esportes. Nas particulares, os números são bem diferentes: 82,2% possuem espaços com livros, 26,6% têm salas com computadores, 77,2% apresentam parques, 87% têm pátios e 59,4%, quadras de esporte.

No ensino médio

Nas escolas de ensino médio, a rede pública de abastecimento de água é frequente nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Mas, no Norte, há municípios com menos de 20% das escolas com essa estrutura de saneamento básico.

As diferenças são acentuadas entre os colégios estaduais, que concentram a maior parte das matrículas do setor público, e os privados. Laboratório de ciências, por exemplo, existe em 39,2% dessas instituições públicas, enquanto 58,3% das particulares apresentam esse espaço. A internet banda larga é oferecida em 76,8% das estaduais e em 86,7% das privadas.

Em outros critérios, a diferença é menor: 85,9% das escolas estaduais têm bibliotecas ou espaços de leitura, versus 92,5% das particulares.



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