Vencedor do 3º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil será anunciado hoje à noite

Hoje à noite será conhecido oficialmente o ganhador do 3º Prêmio Barco a Vapor, o maior prêmio brasileiro destinado a originais inéditos na área de Literatura Infantil e Juvenil.  
 
A cerimônia de entrega acontece no Espaço Promon, às 19h30, na Avenida Juscelino Kubitschek, 1830 (São Paulo), em evento para jornalistas, escritores, críticos e outros convidados do mundo da educação e a cultura.  
 
O escolhido receberá um prêmio de R$ 30 mil, a título de adiantamento de direitos autorais. A SM também poderá contratar originais inscritos e recomendados pelo júri, nos meses subseqüentes à nomeação do vencedor. Mais de 10 títulos que concorreram às primeiras edições do Prêmio Barco a Vapor, 2005 e 2006, foram contratados para publicação pela SM. 
 
A entrega do Prêmio Barco a Vapor contará com a presença de diretores da SM Espanha, entre eles o diretor editorial Jose Luis Cortés. A SM promove o Prêmio Barco a Vapor em sete países latino-americanos, bem como na Espanha, estimulando a produção de ficção infantil e juvenil e revelando novos autores. No Brasil, perto de 600 originais foram inscritos para a edição 2007, mantendo o patamar estabelecido desde a primeira edição do concurso. 
 
Considerado um dos principais prêmios na área da literatura infantil e juvenil em todo o mundo, o Prêmio Barco a Vapor chegou como uma iniciativa pioneira no mercado editorial brasileiro. Na sua primeira edição, consagrou o escritor gaúcho Caio Riter, com O rapaz que não era de Liverpool; na segunda, a escolhida foi a professora de Niterói Glaucia Lewicki, com Era mais uma vez outra vez. 
 
Abertura de inscrições para o 4º Prêmio Barco a Vapor 
 
A cerimônia de entrega do 3º Prêmio Barco a Vapor é também o marco de abertura das inscrições para o 4º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil. Até o próximo dia 2 de março de 2008, os interessados poderão inscrever obras inéditas de ficção destinadas a leitores de 6 até 14 anos.  
 
SM faz parte do Grupo SM, fundado há 60 anos, na Espanha, onde é líder de mercado nas áreas de publicações escolares (didáticas e paradidáticas) e de literatura infantil e juvenil. Desde que iniciou suas atividades no Brasil, em agosto de 2004, vem construindo no país um amplo projeto cultural, que envolve publicação de livros de qualidade, intenso suporte ao professor, apoio a pesquisas educativas, avaliação de escolas, e o Prêmio Barco a Vapor, que busca estimular a produção literária infantil e juvenil nacional. 
 
O regulamento completo pode ser acessado no site www.edicoessm.com.br. 


 

2019.06_casaeducacao.jpg





banner escola democratica

relatorio 2014 2015 banner2

banner bienal2014 pequeno

b trajetoria



Pesquisa

Boletim Abrelivros

Digite os dados, abra o e-mail e confirme sua assinatura.

Abrelivros - Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional 
Rua Funchal, 263 - Conj. 62 - Vila Olímpia
CEP 04551-060 - São Paulo - SP - E-mail: contato@abrelivros.org.br

Midiamix Editora Digital desenvolveu esta publicação com Joomla