Mônica Ibiapino de Souto Ferreira - Analista Editorial Jurídico/ Analista de Marketing/ Analista de Mercado/ Coordenadora de Atendimento (Telemarketing)

36 anos – Casada – 1 filho

Linkedin:encurtador.com.br/mtIKT

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OBJETIVOS

Analista Editorial Jurídico, Analista de Marketing, Analista de Mercado, Coordenadora de Atendimento (SAC, Telemarketing – ativo e receptivo) e/ou novos desafios em atendimento, relacionamento com o cliente, vendas e pós-vendas.

AUTOAVALIAÇÃO

Sou comunicativa e criativa, meu trabalho é pautado na ética e no comprometimento, visando atingir os resultados com qualidade e eficiência. Sou resiliente e de fácil trato com liderança e liderados, além de ter experiência na apuração e apresentação de dados em estatísticas e gráficos.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

UNICID – Universidade Cidade de São Paulo
Curso: Pós-graduação em Marketing – Conclusão: março/2012
UNICID – Universidade Cidade de São Paulo
Curso: Direito – Conclusão: dezembro/2005
Ensino Médio: Técnico em Administração de Empresas
Escola Estadual de São Paulo – Conclusão: dezembro/1999

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

De agosto/2015 até setembro/2018 > Editora Jurídica da Bahia / Edições Juspodivm
Cargo: Analista Editorial Jurídico

  • Supervisão das atividades de uma assistente em coparticipação.
  • Assistência integral aos autores.
  • Realização de controle administrativo e a organização das obras (da organização das iniciais ao envio dos originais para a produção).
  •  Disponibilização de informações atualizadas sobre as obras aos seus respectivos autores e demais departamentos da editora.
  • Disponibilizar os originais da obra ao departamento de produção, com todas as orientações necessárias para o andamento do trabalho.
  • Organizar planilha de controle em Excel e trabalhar com os demais programas do Pacote Office, rotina com grande fluxo de e-mail e outros tipos de comunicação, que exigem agilidade para retorno rápido a editores e colaboradores.
  • Acompanhamento de cronogramas, cumprindo os prazos definidos em contato frequente com autores e editores.
  • Curadoria de página direcionada ao Exame da OAB no site da Editora.

De julho/2012 até julho/2015 > GEN | Grupo Editorial Nacional
Cargo: Assistente Editorial Jurídico Júnior

  • Acompanhar as tendências de mercado e planejar/executar ações de marketing e vendas, fazendo uma ponte entre o editorial e o marketing/comercial da empresa.
  • Realizar pesquisa de mercado e análise dos principais concorrentes, com emissão de relatórios periódicos, informando lançamentos de novos produtos e edições dos títulos publicados pela editora.
  • Classificar os produtos em sistema próprio da empresa para parametrizar as ações de divulgação e vendas, mediante critérios previamente estipulados pela diretoria da companhia.
  • Briefar e acompanhar campanhas de marketing off-line: material de PDV, seleção de produtos para vitrines e cubos de livrarias, anúncios em jornais impressos, como o Jornal dos Concursos e Carta Forense etc.
  • Planejar, briefar e acompanhar o desenvolvimento de campanhas de marketing digital, como e-mail marketing, posts em blog (http://genjuridico.com.br/) [atuação como curadora de conteúdo] e redes sociais (www.facebook.com.br/editorametodo e www.facebook.com.br/editoraforense).
  • Estruturar e acompanhar cronograma de ações de marketing do departamento.
  • Responsável pela Assessoria de Imprensa dos selos jurídicos, criando releases e intermediando pautas entre os veículos de comunicação jurídicos e os autores da casa.

De janeiro/2012 até agosto/2012 > Editora Original / Editora PandaBooks
Cargo: Assistente Comercial

  • Atendimento ativo e receptivo.
  • Contato telefônico para divulgação dos lançamentos.
  • Efetivação de consignação e acerto de consignação.
  • Efetivação de pedido de venda em sistema próprio.
  • Negociação de frete e desconto.
  • Troca de livros com defeito (logística reversa).
  • Solicitação de coleta.
  • Controle e manutenção de estoques.

De setembro/2009 até agosto/2011 > GEN | Grupo Editorial Nacional
Cargo: Coordenadora de Atendimento

  • Criação e desenvolvimento de scripts e estratégias de atendimento aos professores e clientes via on-line e telefone, bem como orientação sobre os produtos e serviços da empresa.
  • Treinamento de equipe e acompanhamento de performances, a fim de identificar talentos e direcionar ao RH para eventual promoção.
  • Coordenar campanhas de divulgação nacional para ampliação de relacionamento, adoção de obras e prospecção de novos Professores e potenciais Autores.
  • Planejar, implantar e coordenar campanha de divulgação.
  • Atendimento ativo e receptivo aos Professores (nacional e estrangeiro) meios on-line e telefone.
  • Supervisionar a equipe, acompanhando o desenvolvimento do trabalho, fazendo uso de monitoramento, feedbacks, índices de desempenho e demais ferramentas avaliativas que forem necessárias.
  • Manter a atualização de todas as informações que possam impactar direta ou indiretamente, no alcance de resultados, bem como os incidentes/ocorrências de cada público atendido (mapeamento destes dados, a fim de elaborar procedimentos que solucionem as ocorrências) – sistematizar, endereçar e reportar à Gerência de Marketing, cada incidente e sua respectiva solução.
  • Conhecer e utilizar as ferramentas operacionais que auxiliam no controle e análise dos resultados das ligações (conhecimento de PAs e sistema de call center).
  • Manter a equipe atualizada, informando sobre novos procedimentos, mudanças nas especificações dos processos, produtos, sistemas e fluxos.
  • Controlar as metas individuais e da equipe, mantendo-a motivada e comprometida com os objetivos.
  • Orientar sobre cada procedimento de atendimento (para cada tipo de consumidor: livreiro, consumidor (e-commerce), autor etc.).
  • Gestão e suporte do CRM, bem como treinamento de novos colaboradores de quaisquer departamentos.
  • Visitas físicas periódicas na região Norte do Brasil para divulgação das obras em instituições de ensino, livrarias e demais parceiros.

De maio/1999 até agosto/2009 > Editora Método (fusão Editora Método com o GEN | Grupo Editorial Nacional)
Cargo: Assistente de Comunicação

  • Atendimento ao Professor (on-line, telefônico, correios).
  • Suporte aos Representantes externos (conteúdo das obras, disponibilidade de obra, contato com Autor etc.).
  • Arquivo de fichas cadastrais de professores.
  • Confecção de pedido de mostruários (livro físico).
  • Assessoria de Imprensa: acompanhamento e envio de lançamentos (livro físico) para Jornais, Boletins, Bibliotecas, Fóruns, Tribunais, Cursinhos, Instituições de Ensino Superior.
  • Contato com Autores para informar da chegada de sua obra, envio de cota da mesma, bem como viabilidade de lançamento da obra em livraria e/ou outro local de preferência do autor.
  • Envio de capas (formato JPEG) e release (Word) de todas as obras lançadas para inserção no site da Editora e sites parceiros.
  • Controle de entrada de livros (obra nova, reimpressão e nova edição).
  • Suporte aos clientes para compra via site, troca de livro com defeito (logística reversa), conteúdo da obra etc.
  • Atualização da lista de preços e envio da mesma aos clientes.
  • Atendimento ativo e receptivo: Biblioteca, Fóruns, Tribunais, Cursinhos e demais clientes que solicitam obras para trabalho de divulgação (sorteios) ou a título de cortesia para análise de eventual adoção.
  • Visitas eventuais em Faculdades para divulgação dos livros e prospecção de Professores.
  • Participação em eventos (cotação de Buffet, materiais de divulgação – banner, folder, cartão de visita; contratação de fotógrafo, organização de evento, desde a decoração até a recepção dos convidados).
  • Requerimento de divulgação e comercialização em palestras dos Autores da casa em livrarias, Associações, Faculdades etc.
  • Auxílio ao Departamento Editorial: revisão de textos e busca de legislação, utilização de Page Maker e Word.

De junho/2003 até junho/2004 > Editora Método Ltda.
Cargo: Assistente Comercial

  • Atendimento ativo e receptivo.
  • Contato telefônico para divulgação dos lançamentos.
  • Efetivação de consignação e acerto de consignação.
  • Efetivação de pedido de venda em sistema próprio.
  • Negociação de frete e desconto.
  • Troca de livros com defeito (logística reversa).
  • Solicitação de coleta.
  • Cobrança e protesto.
  • Confecção de etiquetas, protocolos e avisos de recebimento para quaisquer postagens ou envio via motoboy.

CURSOS

Orientação para o Crédito – SEBRAE/SP (2000)
Inglês/Castelhano (Básico) – Microcamp (1999 a 2001)
Pacote Office (Word, Excel, PowerPoint e Access – Microcamp (2000)
Estratégias de Marketing: O sucesso da sua empresa – SEBRAE/SP (2002)
Plano de Marketing Editorial – UNESP (2004)
Excel intermediário – IMPACTA (2009)
Inglês Básico (2011) – Torre de Babel – professor particular
Palestra: Planejamento de Carreira – UNICID (2011)
Produção Gráfica – SENAI Theobaldo De Nigris (2019)



 

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